segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prática Educativa Turma BID0100 Disciplina Química Geral e Orgânica

Os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas turma BID 0100 fizeram uso do laboratório para realizar a avaliação da unidade 1 da disciplina Química Geral e Orgânica, com o tema proposto: “Propriedades Funcionais de Ácidos e Bases e Classificação das Reações Químicas”.
O ensino de Licenciatura em Ciências Biológicas na UNIASSELVI procura considerar essas peculiaridades relacionando os fenômenos da biologia, física e química entre si ao cotidiano de seus acadêmicos.  As reflexões, discussões associados à prática laboratorial são propostas a fim de desenvolver uma visão crítica a respeito do conteúdo e suas relações com o meio sócio-ambiental. Esses procedimentos estão conforme os parâmetros curriculares nacionais que...

...“preconizam a integração entre a Educação e a vida cidadã, de modo que cada componente curricular contribua com uma melhor orientação para o trabalho e com a ampliação dos significados das experiências de vida dos acadêmicos, orientado para o acesso aos conhecimentos que poderão promover e ampliar suas interpretações sobre aspectos individuais e coletivos que condicionam a saúde e a reprodução humanas, sobre as transformações dos ecossistemas no planeta como um todo – e particularmente no lugar onde vivem. Questões como essas pautam a formulação desta proposta para o currículo de Ciências Biológicas” (MEC, 2002).
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos (LUNETTA, 1991). Além disso, servem de estratégia e podem auxiliar o monitor-professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus acadêmicos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala e laboratório, o acadêmico amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, conseqüentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os mesmos, além de exporem suas idéias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.

No entanto, as aulas práticas no ambiente de laboratório podem despertar curiosidade e, conseqüentemente, o interesse do acadêmico, visto que a estrutura do mesmo pode facilitar, entre outros fatores, a observação de fenômenos estudados em aulas teóricas. O uso deste ambiente também é positivo quando as experiências em laboratório estão situadas em um contexto histórico-tecnológico, relacionadas com o aprendizado do conteúdo de forma que o conhecimento empírico seja testado e argumentado, para enfim acontecer à construção de idéias. Assim os acadêmicos têm a oportunidade de interagir com as montagens de instrumentos específicos que normalmente eles não têm contato.
Dessa forma, a formação de uma atitude científica está intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento (Fumagalli, 1993). Na aula prática, o acadêmico desenvolve habilidades ligadas ao processo científico, tais como capacidade de observação (todos os sentidos atuando visando à coleta de informações), inferência (a partir da posse das informações sobre o objeto ou evento, passa-se ao campo das suposições), medição (descrição através da manipulação física ou mental do objeto de estudo), comunicação (uso de palavras ou símbolos gráficos para descrever uma ação, um objeto, um fato, um fenômeno ou um evento), classificação (agrupar ou ordenar fatos ou eventos em categorias com base em propriedades ou critérios), predição (previsão do resultado de um evento diante de um padrão de evidências. A partir delas, ou concomitantemente, ocorre o desenvolvimento de habilidades integradas: controle de variáveis (identificação e controle das variáveis do experimento), definição operacional (operacionalização do experimento), formulação de hipóteses (soluções ou explicações provisórias para um fato), interpretação de dados (definir tendências a partir dos resultados), conclusão (finalizar o experimento, através de conclusões e generalizações). (Vasconcelos et al, 2007)
Esta é a postura assumida pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Grupo UNIASSELVI.

PROFESSOR BIÓLOGO HEMERSON MAFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário